Professor: Assitente/Suporte e características
O professor, como está claro, exerce um papel chave nesse processo: ele dá assistência, auxilia, enfim, promove o desempenho assistido do aluno na Zona de Desenvolvimento Proximal. Alguns autores falam dessa assistência como suporte, que teriam as seguintes características:
1) ajustável – o suporte ou a assistência deve estar de acordo com o nível de competência do sujeito menos especializado;
2) Temporal – A assistência ocorre em um lapso temporal. Se o suporte/assistência for constante (crônica) não proporciona a autonomia do desempenho.
3) Audível e visível – para que se desenvolva um controle gradual de resolução das atividades no sujeito menos especializado, ele deve ser consciente de que é assistido ou auxiliado na execução da atividade. Deve conhecer que os avanços aos quais tem acesso são produto de uma atividade intersubjetiva, que, assim, passa a fazer sentido para ele.
Ser professor é descobrir o novo,
É subir guindo seus alunos
A montanha da vida que se empina
Fazer da linguagem cotidiana
Uma doce harmonia musical
Prepará-los para as complicadas contas da vida
Ter um olhar que lhe transmite certeza
Ser professor é mostrar sempre a direção da LUZ.
De acordo com sua realidade o professor irá adequar, criar e estabelecer parâmetros cabíveis para todo êxito no processo de qualificação educacional.à medida que acontece este processo a interação flui e a assistência terá suporte e as atividades são prazerosas e os avanços acontecerá normalmente.
Voces disseram: “as atividades são prazerosas e os avanços acontecerão normalmente”. Quero concordar inteiramente com isso. Quando há aprendizagem parece não haver cansaço…
Abraço e obrigado pelos comentários
joberto
O professor é fundamental para a aprendizagem do aluno, visto que, o mesmo serve como suporte para o educando, auxiliando na execução das atividades e estando sempre disposto e presente para seus alunos.